Duas pessoas vindo em direções opostas passam pela calçada, tão proxima que o primeiro, Sr. João, homem sincero mas sem jeito para lidar com sua própria exposição de idéias, sente a necessidade de trocar algumas palavras com o sujeito de rosto calmo, instrospecto, que dava a indicação de que nada deste mundo o demoveria daquele estado.
- Meu amigo, por gentileza, como posso iniciar uma conversa ?
- Ora, pode-se iniciar uma conversa de várias maneiras. Uma delas é dizer que o dia está lindo e que a qualquer momento pode chover!
- Como ? Dar inicio com esta falta de criatividade, sem nenhuma espontaneidade? Nego a qualquer filho da puta uma palavra fria...devolvo com minha raiva, intensa e febril...
- Calma! Você deve descer um pouco da montanha...as coisas não funcionam assim na imposição. Sabes que o teu posicionamente não vai remover o outro de sua forma de ser, até porque, maneiras podem ser adquiridas em televisão, lojas e clubes. Um balde cheios de idiossincrasias, perfis, estilos, pensamentos prontos a disposição para a clientela. O que me deixa agoniado é o pessoal comprar sem perceber.
- Sei disso perfeitamente. Neste instante contruimos um diálogo que, por mais pretensioso que pareça, é o caminho para enxergar, ver, ouvir, degustar, saborear, chorar, rir, pensar, concluir... Ah Viver a vida! Descobrir-se com vida em nosso mundo é gritar por socorro para tirá-lo de dentro do aquário...este maldito, criado constantemento por valores da tradição, do consumo e do controle. São criados pelo ¨Outro¨.
- Que Outro ? Você está paranóide ? A nossa linguagem permite associar nomes, atribuir significados...O Outro é vago, sem sentido com sentido...é como um tiro no escuro, não tem endereço, não tem número...Precisamos dar nomes as coisas para que possa haver troca de idéias, talvez somá-las, quem sabe subtraí-las ou até multiplicá-las...estamos sós e a fala que nos aproxima do entedimento e até mesmo do coração, se caso fazermos de nossa conversa uma poesia...a linguagem dá forma ao pensamento o que me lembra que o ¨Outro¨ pode colocar alguma idéia escondida, subterrânea em nossos aprendizados, como se fosse um mecanismo pronto para disparar...bah, o troço fedeu!!! Tô ficando desconfiado!!! (amanhã continua...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário