terça-feira, 9 de julho de 2013

O Materialismo Dialético e a Crítica de Karl Popper

Surpreendo-me com o alcance e a capacidade do método chamado materialismo dialético.  Descrever a realidade a partir das contradições, antagonismos e conflitos mostra uma solidez que derruba o próprio tempo e descreve fielmente as crises do capitalismo.  Ciências como História, Psicologia, Pedagogia, Educação em Geral, Filosofia, Literatura utilizam este método. Como poderia alguém decretar o fim da História dizendo que a Humanidade atingiu o ápice da democracia e igualdade dentro do sistema econômico chamado Capitalista? Esta visão é no mínimo ingênua. As contradições permanecem. Os conflitos persistem. Os antagonismos geram novas leituras. Nada mudou. O que vemos é a capacidade do próprio capital solucionar suas crises.

O método dialético consegue penetrar no conhecimento e fornecer os fundamentos da interpretação. Ter como base a própria História para ler a realidade faz com que os papéis dos sujeitos estejam em seus lugares certos, revelando suas máscaras, manipulações e enganos.  Karl Marx continua atual, quer dizer, continua a responder questões essenciais como a construção do “Eu” e sua individuação. Somos nós e as nossas circunstâncias. Não há como negar este tipo de leitura. Encontraremos este método em locais menos plausíveis como, por exemplo, em uma das ferramentas da Medicina Clínica, a anamnese, que é uma coleta de informações onde o profissional pode, por indução ou dedução, compreender o estado do paciente que está a sua frente, ou na Psiquiatria, Psicanálise, Literatura, pois a o materialismo dialético, segundo Karl Popper, é interpretativo.

Em sentido geral, oposição, conflito originado pela contradição entre princípios teóricos ou fenômenos sempre esteve presente em nossa História. Nos diálogos platônicos, na lógica aristotélica, no raciocínio de Kant e na tentativa de salvar o Absoluto por Hegel. A dialética sempre esteve presente, mas Karl Mar fez a diferença. Inverteu o conceito hequeliano fazendo com que a analise partisse do mundo, da realidade e não mais do pensamento idealista.  Agora os fenômenos tratados são materiais, contradições das forças que ordenam a realidade.

Qual o significado da conclusão de  Karl Popper ? Significa que o Materialismo dialético não pode ser tratado como Ciência! Porque ? Porque ao utilizar o materialismo dialético para ler a realidade o sujeito estará fazendo interpretação. Não será possível reproduzir "lipsis literis" em laboratório. Tudo bem. Entendo que não há necessidade de encontrar um método único, unificando todos os campos do saber. Se ao utilizar um método de leitura de realidade corro o risco ser igual a um religioso que interpreta textos antigos ou de fazer uma ingênua interpretação. Além disso sou impedido de universalizar minha leitura pois ela parte da minha perspectiva. Como resolvo meu problema ? Aceito o método temporariamente até que venha outro que sacie meu phatos.

Nenhum comentário: