sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O Pequeno Ponto Azul...

Neste período as pessoas do mundo ocidental costumam, da sua forma, olhar seus valores, colocando-os em cima da mesa para refletir. Diante deste espetáculo de reflexão com data e hora marcada encontro-me com Carl Sagan outra vez. Cientista, astrônomo, simpático, sereno e portador de uma lucidez poética coloca questões de forma libertária sob o ponto de vista humano. Ele pergunta: - O que vamos fazer com o nosso mundo a partir de hoje ?

Conheci Carl Sagan entre 1981 e 1982 quando seu programa Cosmos entrou na grade de programação da televisão brasileira. Era um período em que a Guerra Fria estava no auge e a iminência de uma guerra nuclear estava presente em todos os cantos do mundo. Estava com 10 ou 11 anos. Fiquei fascinado com as imagens e com o texto. De forma simples trouxe informações, antes inacessíveis até aquele momento, de todas as expressões do Conhecimento Humano.
Astronomia, Antropologia, Biologia, Cultura, Ética, Física, Filosofia, Geologia, História e Política entraram em minha casa acompanhados da música de Vangelis.

Ele colocou o Cosmos a disposição para quem quiser. O seriado, dividido em 10 Capítulos, inicia com uma viagem imaginária a partir dos limites profundos do Universo conhecido tendo como espaçonave uma flor de sementes de Dente de Leão. Carl Sagan viaja em direção ao Planeta Terra, ao Ser Humano e sua integração com o Cosmos. Em nenhum momento sua linguagem tornou-se intraduzível ou ininteligível. Utilizava-se da poética para chegar a  humanidade.

A palavra Cosmos em grego significa “ordem do universo” ou de como ele é construído. A proposta de Sagan baseia-se na ideia de que “se você conhecer o funcionamento do Universo terá a aventura de conhecer a sí mesmo, pois somos feitos da mesma matéria das estrelas” . Para compreender  de forma ampla é necessário visualizar o lugar onde habitamos. Sagan,  então, propõe um exercício apresentado neste vídeo que não faz parte do seriado. Convido-os a ver o vídeo e perceber a dimensão do lugar onde estamos!
Esta e a minha maneira de dizer: Boas Festas!!!!

Nenhum comentário: