segunda-feira, 9 de abril de 2012

tentativa de diálogo ou keruacriando

(som de Blackbirds, ao fundo. O quarto exala  incenso. Almofadas, roupas pelo chão. Livros e pratos sujos em cima da mesa. Um casal. Uma mulher jovem e o um homem velho. Nus, deitados sobre  dois colchões. Ele a abraça por trás, de conchinha. Acabam de fazer amor. Ele, ofegante fala ao seu ouvido...)

- Escute. Deixa eu te dizer o que sinto. Tenho a percepção que não estamos mais juntos trocando livros de Shelley e dos românticos ingleses sobre a calçada. Conheci e amei JohnDonne dentro de tí...te ver com o sorriso aberto e sentir teus abraços tendo como testemunha o amor fingido, isto é, meu ciume que ainda não tratei e não quero tratar...olhe! As pessoas caminham apressadas, pressionadas e o teu sorriso no primeiro plano fez com que tudo ficasse suspenso na atmosfera, como antigamente nossos beijos faziam. Assim alimentamos esperanças. Sim, há como saber o que vai acontecer daqui a pouco.

(ela tenta se virar, mas ele a impede)

- Escute! Hoje fiquei isolado e doeu. Minhas escolhas me transformaram no peregrino que não quero ser. Amar me protege do veneno do capital e dos valores religiosos que docilizam o corpo. Não! Minha solidão dentro panóptico é feita da consciência cruel de que eu fui o responsável pelo espetáculo do artista da fome do Kafka. Ainda por cima me orgulho da capacidade que me levará ao ostracismo misantrópico, isto é, amar o prazer de sofrer. Nem sempre fui assim. Lembro da minha vida feita de atos de heroísmo, de animais que falavam comigo e de um guarda-chuva mágico que me levava a qualquer lugar. Amava meus irmãos com a plenitude de um sol e mesmo assim eles não entenderam. O sol foi eclipsado pela humilhação, pela cobrança em crescer e de me tornar um deles. Algo me salvou, algo me levantou, algo me fez sair de casa para morar em pensões desde os 11 anos. Neste meio tempo passei por dois casamentos e deixei três filhos para este mundo. Desejo que apreciem sua estada nele, desejo que leiam WaltWhitman...

(ela tenta se virar e consegue. Olha direto nos olhos dele. Ela fala.)

- Olhe nos meus olhos, tenha paciência. Submeter, para mim, é estratégia para obter algo. Não! Não aquele reconhecimento de algo que há no outro, que mereça submissão e obediência, não. Este tipo é vulgar, covarde, que se alimenta da carne podre dos animais de quatro patas rachadas da qual fala a História daquele  povo e que nunca provou nada a respeito do ser superior. Isto é produto essencial da fantasia  oportunista do processo de evolução darwinista...

(ele fala)
então ? irás continuar com esta baboseira de deus e santos ou qualquer coisa virtual que não pode ser provada ?

(ela ri)
Teimoso insistente. Apenas me sinta e me ame. Construa a realidade comigo, agora. Em mim e comigo vives a experiência dividida, compartilhada, que amplia tua percepção e te tira da solidão. Venha, me beije, seja meu homem e assuma a humanidade que há em você. O animal precisa voltar a sua origem e dar lugar a criança.

(ele resmunga...)
….desejo a pobreza de Epicuro, a inteligência afiada de Nietzsche, a virtuosidade de Espinosa...

(ela cala a ladainha com um beijo molhado e desejoso)
...hum..apenas seja...

(som ao fundo de JorgeDrexler.)

Nenhum comentário: