Em uma roda de amigos da
universidade os integrantes acertam detalhes sobre trabalhos acadêmicos.
Conversa vai, conversa vem, um dos acadêmicos largou a frase: - Não farei um trabalho crítico. Falarei
apenas quais os conceitos que estão no texto. Só. Em ambiente democrático esta frase significa
que a pessoa fez uma escolha. Esta frase por si só demonstra método, coerência
e uma maneira de abordar o texto acadêmico.
Respeitemos. Logo em seguida a enunciação da frase outro acadêmico salta
e diz: - Farei um texto crítico, com a
intenção de buscar entender o que está sendo debatido, pinçando os principais
conceitos, origem e tal. Não posso fazer um trabalho descritivo. Silêncio
no ar. Os acadêmicos se olharam. Esperava-se o inicio de uma disputa, um disputatio. Mas os interlocutores antagônicos calaram-se.
Não derem seguimento, não apresentaram suas razões.
Esta situação obriga a pensar
sobre o método, a dedicação e a profundidade sobre os trabalhos
acadêmicos. Concordo com o professor que
argumenta, em sala de aula, que as ações de pesquisa e coleta de dados devem
ser feitos com a mesma paixão ou tônica de quem está descobrindo uma novidade.
Admirar-se com o desconhecido é caminho do conhecimento, é estar aberto a novo ente[1]. Por outro lado o método descritivo, linear,
oferece a segurança de localizar, identificar e categorizar conceitos. Isto é
bom. É bom saber onde andar e com quem andar. Atualmente percebe-se que há
liberdade na produção acadêmica, com algumas condições, é claro. No caso da
Filosofia, os métodos disponíveis são: a) axiomático
(Matemático); b) hipotético-dedutivo;
c) método indutivo;
d) dialético e) análise-síntese
(Histórico); f) experimental
(Científico) e g) hermenêutico
(Teoria da Interpretação). Para os não formalistas há o “Against
method” (contra o método), conceito criado e desenvolvido por Paul Fayerabend. Não é
o nosso foco especificar cada método. O objetivo deste trabalho é a busca do diálogo
com as questões que orientam a pesquisa. E quais são? 1) qual o método oficial (tendo como requisito
ser aceito pela grande maioria) utilizado?
os dados possuem fonte? (podem
ser identificados e confirmados); Ou seja, uma gama de ferramentas que isoladas
e em conjunto produzem conhecimento sólido, sustentável.
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